Estamos vinculados

Estamos vinculados
INSTITUTO CONTA BRASIL - “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” Henry Ford

Projeto

Conheça o trabalho do Gupo Hannah e contrate os nossos serviços.

OFICINA DOS SONHOS: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS                       

JANELAS FECHADAS
            De um curso no Senac em abril de 2003, surgiu inicialmente um grupo preocupado com a arte de contar historias. Pensávamos que era urgente o resgate dessa arte milenar, pois as crianças já não ouviam e nem contavam historias. Era como se alguém houvesse fechado uma janela para o mundo encantado, para o sonho e a fantasia. E nos reunimos para responder a questão: O que podemos fazer para reverter isso? Como podemos abrir novamente essas janelas de sonhos? Daí surgiu o Grupo Prosarte de Contadores de Historias. Em pouco tempo o grupo Prosarte era tão requisitado que alguns membros resolveram formar outro grupo, que atuasse também em escolas particulares, órgãos públicos e bibliotecas, já que o Prosarte atuava somente com voluntários e não era remunerado. Surgiu assim, em maio de 2006, o GRUPO HANNAH, pelo significado do nome: Presente de Deus. Hoje temos um grupo bem diversificado e interdisciplinar, com Pedagogos, Psicopedagogos, Arte Educadores, pessoas que cantam e dançam! Enfim, esta diversidade proporcionou ao grupo a possibilidade de realizar um trabalho com diferentes enfoques: a contação de histórias como lazer, como recurso pedagógico, como um auxílio no desenvolvimento das diversas linguagens, dentre outros. Assim, começamos a abrir janelas....
    Descobrimos qual era nosso caminho: Abrir janelas de sonhos...

ABRINDO JANELAS
         O Grupo pesquisa,  produz e realiza sessões de contação de historias, espetáculos e oficinas a fim de despertar nos envolvidos o interesse pela Leitura e pela Arte. Mesclando Narração, Teatro, Bonecos, Música e Oralidade o grupo desenvolve um trabalho ímpar que vem sendo valorizado e apoiado por diversas instituições com reconhecimento de público e de critica. O grupo desenvolve diferentes trabalhos com a contação de histórias: As “sessões de contação de histórias”, nas quais apresentamos contos literários e/ou populares para um determinado público/ouvinte, os trabalhos acadêmicos, que são conseqüências das nossas produções teóricas e práticas bem como as oficinas de contadores de histórias, nas quais temos a possibilidade de formar novos contadores para contribuírem com a difusão desta arte, abrindo janelas e vislumbrando horizontes novos!!!!!!

JANELAS ABERTAS
           
Desde sua primeira apresentação em 2006 o grupo já teve a oportunidade de atuar em mais de 500 apresentações, sendo a maioria em Aracaju. Contratados pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Cultura, percorremos todo o interior sergipano com o projeto SEGIPE DE TODOS. Apresentações em praças publicas para publico de mais ou menos 800 pessoas/dia, entre crianças, jovens e adultos. Já estivemos em 71 municípios sergipanos. Parceria também com a Secretaria de Ação Social para apresentações nos ECOS, para idosos moradores de bairros carentes, e para turistas no Espaço Cultural da Orla de Atalaia. Contrato com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer para atuação nas RUAS DE LAZER, na periferia. Parceria com a Caixa Econômica Federal, LBV, Sindicatos, hotéis e até Postos de Saude.
Nas oficinas nosso público tem sido de educadores que atuam com diversas faixas etárias. Parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro para formação de contadores de historias na Educação Infantil e nas creches.
Nessa nossa trajetória abrindo janelas, temos encontrado parceiros significativos: SESC, UNICEF, Correios, Bibliotecas estaduais e municipais, escolas publicas e particulares. Nossos horizontes se abriram e também temos feito alguns trabalhos fora de nosso estado. Como exemplo apresentação no Simpósio Internacional de Contadores de Historias no Rio de Janeiro, Bienal Internacional do Livro em Maceió, etc.
Parceria com a Caixa Econômica Federal, LBV, Sindicatos, hotéis e até Postos de Saúde.
    
EM TODO LUGAR, SÓ VEMOS HISTORIAS
Descobrimos, com o passar do tempo, que contar historias nos oferece uma oportunidade de nos conhecer melhor e desenvolver nossas capacidades, aumentando nossa auto-estima à medida que enfrentamos o público e nos preparamos para contar histórias.
No entanto, para realizar este trabalho de abrir janelas e vislumbrar horizontes, o contador de histórias deve se preparar e sua formação torna-se constante, uma vez que depois de ter entrado em contato com as técnicas, o contador cria e constrói cada nova história a ser contada e cada nova história é um desafio. Afinal, existem janelas fechadas e JANELAS A SEREM ABERTAS.

NOSSO PROJETO- Historia e Arte Numa Narrativa Alegre e Harmônica - HANNAH

[...] o trabalho de formação de um contador de histórias obedece a um certo ritual.(Celso Sisto, escritor e contador de historias do grupo Morondubetá).

JUSTIFICATIVA
Vivemos num tempo, onde verificamos que a lembrança de ouvir histórias está muito presente nas pessoas mais velhas, já os mais jovens não retêm estas informações. Partindo desse pressuposto, vimos a necessidade de resgatar a figura do contador de histórias que estava presente em todas as infâncias, seja uma avó, uma babá, um pescador ou alguém da família. Quando contamos uma historia descobriremos qualidades novas e inatas, que estão presentes em nós como estiveram em nossos ancestrais, que ao pé da fogueira contavam casos e aprendiam a viver passando de pai para filho toda a sua cultura. Comecemos assim: - lembra daquela história que você ouviu quando era pequeno?...Conte pra nós...
Objetivo geral:
Trabalhar o resgate da tradição de contar histórias num contexto que priorize a valorização cultural, ensinando técnicas, recursos e dinâmicas utilizadas nessa arte milenar.
CONTEUDO PROGRAMÁTICO: OFICINA DOS SONHOS
·        A MAIS BELA HISTORIA- A Sua
·        ORALIDADE, GESTUALIDADE E MUSICALIDADE- Resgate histórico/cultural do contador
·        A LITERATURA ORAL NO CONTEXTO PEDAGÓGICO- Do Conto ao Livro
·        TECNICAS E RECURSOS UTILIZADOS NA “HORA DA HISTORIA” – Confecção de recursos   
·        VIVENCIANDO A CONTAÇÃO DE HISTORIAS– Vamos contar?????
Público alvo: Educadores, arte educadores, profissionais de RH, animadores culturais, psicólogos, atores, bibliotecários, agentes de leitura, pais, avós e demais interessados na Arte de contar histórias.  
Duração:4 horas, 8 horas ou  20 horas
Ministrantes: Integrantes do Grupo
Custo: R$ 100,00 a hora/aula
Material: Data show, caixa de som, microfones. Materiais de papelaria: papel, pincel atômico, cola branca e cola quente, tinta guache, etc.
Acesse os sites com reportagens sobre nós:  http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=42748
Por onde andamos abrindo janelas: