Estamos vinculados

Estamos vinculados
INSTITUTO CONTA BRASIL - “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” Henry Ford

Encontro com o autor- Biblioteca Pública Ivone de Menezes

Livro infantil encanta crianças na Biblioteca Ivone de Menezes

clique para ampliarProjeto Encontro com o Autor (Fotos: Ascom/Funcaju)
clique para ampliarDan Barreto
clique para ampliarUlisses Alves

Animais falantes, uma bruxa malvada e um comovente final feliz. Esses ingredientes não poderiam faltar no livro 'O sonho do Jabuti', do escritor sergipano Dan Barreto. O autor apresentou o seu primeiro trabalho na tarde dessa quinta-feira, 24, num evento pra lá de especial. Trata-se do projeto 'Encontro com o Escritor', promovido pela Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, localizada no conjunto Augusto Franco.

"A intenção desse projeto é aproximar o autor do seu público, o que consideramos um trabalho importantíssimo. Nesta edição trouxemos algo especial, pois a iniciativa é voltada para o público infantil. Estamos ajudando a promover os primeiros contatos dessas crianças com o maravilhoso mundo da literatura", explica Ulisses Alves, coordenador de Ação e Extensão Cultural da biblioteca.

Numa tenda montada na parte externa da biblioteca, crianças de cinco escolas das redes pública e particular se experimentavam num novo mundo. Olhares atentos assistiam aos contadores de histórias do 'Grupo Hannah' e suas fábulas. Interação também não faltou. Os pequenos entraram na onda e, sem perceber, já estavam completamente envolvidos pelo mundo encantado apresentado pelos artistas.

Ulisses se adianta e já mensura os frutos que serão colhidos com essa iniciativa. "Certamente sairemos daqui com uma sementinha plantada. Estamos fomentando o encantamento pelo mundo das letras. No futuro, teremos adultos com gosto pela leitura. Temos orgulho de poder fazer parte dessa história", prevê o coordenador. Ele mostra todo orgulhoso também a sala de leitura especial que existe na biblioteca para a criançada.

O projeto 'Encontro com o Escritor' já existe há quatro anos nas bibliotecas municipais Ivone de Menezes e Clodomir Silva. A unidade do conjunto Augusto Franco promove também o projeto 'A Hora do Conto', voltado para o público infantil nas tardes de terça e quinta-feira.

Contador de histórias

O escritor Danielson Barreto já tem experiência com crianças. Além de pai, ele também é professor de meninos e meninas do ensino fundamental. "Acredito que as crianças são o alicerce da sociedade. Se dermos atenção e uma boa educação, teremos boas perspectivas para o futuro", defende.

Dan, como é mais conhecido, lançou o seu livro no ano passado, de forma independente. "Eu fui movido pela ansiedade de transformar um sonho em realidade. O brilho nos olhos das crianças é o grande incentivo pra gente continuar seguindo em frente", sintetiza. O escritor-contador faz parte da trupe do 'Grupo Hannah de Contadores de Estórias', que já está na estrada há cinco anos. O grupo conta no currículo com mais de 500 apresentações em todo o país.

Nenhum comentário: